O Ibraflor participou da 20º reunião do Conselho Agro em Brasília DF


Recebemos um convite do Ibrahort para participar da 20º reunião do Conselho Agro (no dia 16/05), Entidade Representativa que tem como um dos objetivos principais contribuir junto aos demais representantes dos diversos setores do agro com sugestões para os políticos ou órgãos governamentais. Pontos da pauta da reunião: crédito rural, ambiente de negócios, políticas agrícolas, licenciamento ambiental e construção de uma agenda única do Agro Brasileiro. Pode se dizer que o Ibrahort é a Entidade mais próxima do Agro com os Políticos e o Governo.


A reunião do Conselho Agro é sempre precedida de um almoço conjunto entre os participantes, e a mesma começou, como sempre, pontualmente às 14h00. A reunião foi liderada pelo Presidente da CNA, Sr. João Martins da Silva Jr, que veio da Bahia e que está mudando a forma de trabalhar da Confederação.


Esteve na reunião o secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Ângelo Mazzillo Júnior, que apresentou alguns objetivos e ações estratégicas para o desenvolvimento do ambiente de negócios para a agricultura. Nas ações, o secretário ressaltou, dentre outras, a promoção das inovações financeiras de modo a estimular a atuação das agro-fintechs, a expansão do acesso aos recursos equalizados e a revisão das leis da CPR e dos títulos do agronegócio.


Para o Mazzilo, baseado nos objetivos e ações estabelecidas pela secretária de Política Agrícola é possível desatar todos os nós e entender todos os projetos estruturantes das agendas positivas, para favorecer uma melhor condição de ambiente de negócio para o produtor. “Dentro de um regime liberal, a secretaria visa daqui a alguns anos, ver o produtor rural plenamente capaz de gerir as atividades exercidas por ele e o mercado privado apto para atender as demandas do produtor”, disse o secretário.


O projeto de Lei 3729/2004 que trata sobre a Lei Geral do Licenciamento Ambiental foi outra pauta importante do encontro apresentada pelo relator do projeto na Câmara dos Deputados, deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP). Após a sua apresentação os participantes contribuíram com várias sugestões, e ele mesmo anotou todas por considerar que eram pertinentes.

O projeto de Lei 3729/2004 que trata sobre a Lei Geral do Licenciamento Ambiental foi outra pauta importante do encontro apresentada pelo relator do projeto na Câmara dos Deputados, deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP). Após a sua apresentação os participantes contribuíram com várias sugestões, e ele mesmo anotou todas por considerar que eram pertinentes.


Ao final da reunião foi discutida ainda a necessidade da elaboração de um Plano Agrícola e Pecuário plurianual e a Construção da Agenda Única do Agro Brasileiro, apresentado pelo Consultor Especial da CNA Nilson Leitão.


Nesta reunião além do deputado Kim, tivemos também a participação do Deputado José Mário Scheiner, que hoje é o 2ª Vice Presidente da CNA. Pelo que os demais relataram praticamente em todas as reuniões tem alguns Deputados participando e na época das eleições todos (com exceção de Haddad) os candidatos à Presidência vieram apresentar suas propostas e abrir diálogos com os presentes.


A próxima reunião foi marcada para dia 13/06 e vai ter como ponto único a Reforma Tributária e o Ibraflor deve estar presente porque para nós é um assunto de enorme importância e impacto. Acontece que a nossa participação não é oficial ainda, é por meio de um convite especial por parte do Presidente da CNA, João Martins da Silva Jr., e por iniciativa do Presidente do Ibrahort, Stefan Coppelmans.


Cabe ao Ibraflor definir se queremos participar de forma definitiva deste Conselho Agro, no qual participam todos os Institutos e Associações representativos do Setor Agro do Brasil, desta reunião em especial contei com o apoio dos demais Diretores que concordaram que seria interessante e importante a nossa participação. Pessoalmente estou convicto que é importante investirmos tempo e dinheiro nisso!


Kees Schoenmaker – Presidente do Ibraflor




0 visualização

Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png