
As poinséttias se transformaram globalmente no símbolo do Natal. No mercado internacional, são comercializadas anualmente cerca de 700 milhões de vasos da flor, que somam movimentação financeira da ordem de US$ 4,6 bilhões.
O principal centro produtor e consumidor está localizado nos Estados Unidos, que responde pela popularização da flor e pelo marketing que a transformou no símbolo, por excelência, da ornamentação floral do Natal. Vale lembrar que a própria denominação poinséttia deriva do nome de Joel Roberts Poinsett, que foi o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México e que foi o responsável pela introdução da flor nos EUA. Porém, na Europa o consumo também já é elevado, somando entre 120 e 125 milhões de vasos a cada ano.
Na Cooperativa Veiling Holambra, principal centro de comercialização atacadista da floricultura brasileira, o planejamento de Natal foi bastante otimista, segundo Rachel Osório – Gerente Comercial, afirma que a realidade exigiu muito do produtor e do cliente. Os produtores de poinséttias enfrentaram vários problemas no produto que resultaram em regressão do volume ofertado (em torno de 10%) o que elevou ao preço médio produto, o impacto foi sentido pelo cliente com menos produto no ponto de venda.
Aqui no Brasil o cultivo é feito somente em estufas, pois para chegar nesta cor vermelha vibrante a planta precisa de uma noite mais longa (escurecimento artificial) e de somente 10 horas de luz/ dia. O hábito de comprar poinséttias para a ornamentação natalina no Brasil é relativamente recente e influenciado pelos padrões norte-americano e europeu. No nosso país, o crescimento do seu consumo doméstico está associado também aos seus preços mais acessíveis em comparação com outras opções de flores envasadas para o período e, ainda, à cultura do transplante das poinséttias utilizadas na decoração posteriormente para os jardins residenciais ou condominiais, onde não apenas sobrevivem, mas podem tornar-se arbustos interessantes do ponto de vista ornamental.
O consumo ornamental institucional, por sua vez, responde por parcelas consideráveis do escoamento da produção de poinséttias no Brasil. São principalmente os shopping centers e as empresas que passaram a adquirir grandes quantidades da flor no período natalino para a decoração.
Segundo Carlo Lazzeri, Gerente Comercial da Agro Industrial Lazzeri – Vacaria (RS), Associada ao Ibraflor desde sua fundação (1994), “Nesse ano a produção de poinséttias revelou produtos de boa qualidade estimulando a demanda do mercado para a época de Natal. Em termos de quantidades alguns produtores aumentaram sua produção, enquanto outros optaram por diminuir, visto que a oferta superou a demanda no ano retrasado. Afinal podemos dizer que a estrela de natal é uma planta que se destaca nas prateleiras entre as demais.
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