Palavra do Presidente 04.2019/ Desafios à Frente


O Ibraflor completou 25 anos no dia 15/04/2019 e está com a energia de um jovem adulto sabendo que seu papel para o Setor Ornamental foi e será fundamental. Parabéns para todos nós! A Adriana vai relatar alguns tópicos memoráveis desta nossa jornada e gostaria de agradecer todos pelo enorme apoio que sempre tivemos em especial as Cooperativas e Associações.


Com a mudança do Governo as expectativas em relação à economia estavam otimistas e se falava num possível crescimento de até 3%. Passada a euforia e caindo mais na real as premissas foram mudando, mudando, mudando e hoje se fala que podemos estar satisfeitos com um crescimento do PIB de 1%. Todos nós sabemos que é pouco, ainda mais se comparado com a inflação que vai ficar ao redor dos 4%. Traduzindo: o nosso crescimento via aumento de faturamento vai ser pouco e a inflação deixa a desejar, ou seja, custos bem maiores. Desde já podemos prever que vai ser um ano novamente com muitos desafios para o nosso Setor. No lado da oferta dos produtos se fala num aumento robusto em quantidade o que aumenta ainda mais o nosso desafio.


Mesmo assim acredito que não há motivo para ficar preocupado ou desanimado. Isso porque nos últimos anos, mesmo com a economia andando de lado sempre obteve bons resultados quem mudou a sua forma de trabalhar. Isto é válido para quem produz como também para quem comercializa.


Podemos ter certeza que o mercado continua mudando e exigindo cada vez mais dos seus fornecedores seja em padronização, qualidade, regularidade, rastreabilidade e confiabilidade. Basta ver o que acontece nos EUA e União Europeia (incluindo UK) que sabemos que este processo não vai parar. Portanto, é melhor a gente não apenas se preparar para isso, mas se antecipar ao que está por vir.


Positivo é perceber que somos capazes de dar as respostas necessárias para que o mercado absorva este aumento de produção mesmo com a economia em baixa. Hoje de manhã ainda ouvi de um colega produtor da Holanda que anualmente vem para o Brasil, que estamos com muitos produtos e a qualidade que está sendo colocada no mercado é tão boa quanto na Europa. Além disso, ele percebeu que anualmente o nosso Setor está evoluindo! Mas..., não deixou de mencionar que não é assim com todos os produtos e nem com todos os produtores...


A qualidade, regularidade, padronização, apresentação, diferenciação e comunicação estão nas mãos de cada um de nós! Portanto, como será o ano depende em grande parte de nós mesmos!


Sucesso nesta caminhada de constantes melhoramentos!!! Vamos que vamos para os próximos 25 anos!!


Abraço cordial e ótimo mês,


Kees Schoenmaker - Presidente

48 visualizações

Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png