Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png

PERCEPÇÕES SOBRE AS VENDAS NO DIA DAS MÃES/ 2019


POR AUGUSTO AKI


Passada a data mais tradicional do ano para flores, podemos contatar vários aprendizados que merecem reflexão para a estratégia futura dos negócios:


· As primeiras notícias dão conta de que a venda foi boa, para quem soube se promover melhor (lembrando que estou baseando essa análise nos comentários trocados com seguidores);

· Algo que parecia impensável vem se concretizando – as flores não são mais o presente para o Dia das Mães, e sim, a surpresa! Ou seja, entre várias outras opções de presentes, a Flor ainda surpreende e encanta muito;

· 30% das mães atualmente criam seus filhos sozinhos e assim, opções de presentes mais baratos, para que adolescentes ou filhos pequenos (ajudados por algum tio/ tia) possam comprar para essas mães independentes, apresenta-se como um novo nicho de mercado;

· Muitas pessoas fazendo suas compras do dia das mães em dinheiro e não com cartão! A razão disso pode ser problemas de crédito, que afetam muitas pessoas. Assim, se no passado a venda parcelada no cartão era um chamativo, hoje, a venda a vista com desconto pode ser um novo atrativo;

· As lojas que souberam usar melhor as mídias sociais tiveram vantagens. Isso não significa apenas promover produtos (fotos de ofertas, como a maioria fez), mas criar interações – lives, stories, pré- cadastramento x brindes etc.;

· As lojas usaram muito o Whatsapp no atendimento. As vendas em geral acontecem nos últimos três dias da data e o Whatsapp se apresenta como ferramenta eficaz de atendimento, porém quase a maioria das lojas não estava preparada para esse tipo de atendimento e o mesmo teve que ser “suspenso” nos últimos dias (somente respostas gerais). Se a loja se planejar melhor para esses picos se tornará um diferencial importante;

· As pessoas querem “causar” – assim, não basta apostar na beleza das flores. Temos que prezar pelo impacto, ou através da ousadia floral ou pela combinação inusitada de flores + itens exclusivos (que podem ser inclusive ingressos para evento especiais de teatro, cinema etc.);

· Outra oportunidade pouco explorada foi enxergar o almoço de domingo como nicho de mercado. Ao invés de vender flores, vender arranjo para o almoço de domingo;

· Os consumidores apontam que gostam de fazer a pesquisa dos produtos de maneira digital, mas que optam pela compra presencial. Por isso as lojas precisam ter uma estratégia que contemple esses dois universos (ser atrativo no relacionamento digital e eficiente no atendimento preferencial);

· As lojas ainda não despertaram para a importância dos cadastros. Já comentamos em matérias anteriores que o Whatsapp talvez seja uma ferramenta completa para venda (inclusive para pagamento) e por isso o cadastro é fundamental na nova fase que essa mudança do Whatsapp proporcionará;

· Um dado interessante foi que cerca de 1/3 dos clientes pretendiam comprar dois presentes para a data e para minha surpresa, as presenteadas eram a mãe e a sogra (não a esposa). As lojas podem pensar em ações para estimular um segundo presente na mesma compra, através de desconto progressivo;

· A criação customizada de presentes, como terrários e arranjos de suculentas, em datas de movimento secundário, como dia da vovó, dia dos pais e outros, se apresenta como uma boa oportunidade.

Se desejar apoio no planejamento e suas campanhas promocionais, vejam nossa consultoria em http://www.negocioscomflores.com.br/sem-categoria/consultoria-promocional-da-uma-olhada-o-que-posso-fazer-por-seu-negocio/

Augusto Aki – Consultor de modelos de negócios

www.negocioscomflores.com.br

29 visualizações