Visitando e contatando outros elos do nosso negócio

Atualizado: Mar 25













O Ibraflor possui hoje Associados de todo o Setor da Floricultura, porém a sua grande maioria, ou seja, 85% pertencem a produção. Eu tenho o costume de visitar nossos parceiros, a visita nos proporciona uma troca de experiência fundamental e nos oferece além de uma nova visão, novas oportunidades de corrigir o que não está bem!


Visitas são absolutamente importantes para conhecer mais profundamente o mercado e para sentir o mesmo, perceber e antecipar possíveis problemas (alta estocagem, layout problemático, falta de cuidados, motivação insuficiente, etc.).


Estive esta semana (20/11) em Brasília participando da última reunião da Câmara Setorial Federal e tivemos (Eu, Renato Opitz, Theo Breg e Paulo Yoshida) a oportunidade de visitar 5 lojas e a nossa impressão geral não foi nada positiva em relação ao que vimos em Hipermercados e numa loja de bricolagem. Ainda bem que vimos também uma floricultura e um pet shop que ganharam nota 9,5 da gente!

As fotos (adicionadas a esta matéria) não mostram nem de longe o real problema que encontramos, pura e exclusivamente por falta de cuidados e conhecimento! A gente achava que isso era raro/ difícil de acontecer e deixamos para trás há alguns anos, mas vimos que não é. Um atendente se expressou assim para mim: “adoro trabalhar com plantas e flores e me dói o coração ver como encontrei a seção depois que meu chefe me colocou durante uma semana num outro setor”! Praticamente tudo se perdeu... inclusive tuias, kalanchoe, violeta, phalaenopsis e etc. Tudo indica que durante uma semana nem uma pessoa deu atenção para o Setor e o prejuízo foi grande!














Inacreditável e revoltante, porque é uma forte anti- propaganda para o nosso produto! Numa das lojas percebemos outro problema: para um produto que precisa de muita água a moça (bem intencionada!) falou que achava que era uma planta que precisava de pouca água. Percebemos também alguns lugares onde as plantas são mal acondicionadas porque as colocam embaixo de uma prateleira onde não cabem... E o que pensar da loja que tinha mais de 100 vasos de phalaenopsis sem flor atrás das prateleiras por onde os clientes passam? Ou das Vandas já sem flor ou com flores estragadas? Mas, com preço ainda... E por aí vai. Inacreditável e estarrecedor, que isso ainda está acontecendo.


Entretanto temos certeza que esta não é a situação em todos os lugares de auto-serviço, que na grande maioria é diferente e melhor, bem melhor. Mas, mostra também que há ainda falhas que não deveriam e não poderiam acontecer. Outro ponto positivo é que vimos chegar mercadoria nova, de excelente qualidade e em boas condições! Como Ibraflor sentimos a necessidade de darmos este alerta e nos colocamos à disposição para colaborar no que for possível!


Kees Schoenmaker

Presidente



















51 visualizações

Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png