Ibraflor

5 de dez de 20223 min

Carta Informativa

Análise de Mercado

O primeiro semestre para o nosso setor caminhou dentro das expectativas que havíamos planejado. Não foi igual ao primeiro semestre de 2021, mas houve crescimento. Dia dos Namorados, data importante para nosso setor, não obteve o índice esperado nas vendas e isso já nos deixou em alerta. Nosso mercado começou a “esfriar” em agosto/ 2022. No “Dia de Finados” tivemos um índice abaixo do esperado. Trata-se de uma data que vem perdendo a importância ano a ano, já que as novas gerações não herdaram a cultura de homenagear os seus mortos - este foi o pior mês de novembro dos últimos tempos para o nosso setor. Os motivos foram a falta de definições com relação ao cenário econômico do país, a paralisação dos caminhoneiros e bloqueios pós eleições, que afetou bastante o fluxo de vendas causando grande insegurança, e a realização da Copa do Mundo de futebol, que sempre afeta a venda de flores e plantas.

Teremos, agora, que nos atentar para duas possibilidades: se a equipe brasileira for eliminada da Copa do Mundo precocemente, e se o Brasil chegar na final. Em caso de eliminação precoce, o mercado deverá fluir aos poucos e retornar ao seu ritmo. Caso se classifique para a final, que será dia 18/12, poderá ocorrer uma acelerada das vendas apenas na última semana pré-Natal e, assim, teremos o pico do comércio superconcentrado neste período, maior do que o normal. A perspectiva de venda de flores e plantas para o período do Natal é de estabilidade ou, no máximo, 5% de crescimento com relação à data de 2021.

Ao compararmos entre o ano de 2022 com o de 2019, está positivo. No entanto, se compararmos 2022 com 2021, detectamos uma queda nos preços. De fato, está acontecendo o que já havíamos previsto: que não permaneceria no mesmo nível de preços que registrado durante a pandemia, uma vez que o consumidor passou a dividir sua “carteira” também com outros gastos, como compras em shopping´s, viagens e restaurantes. De qualquer forma importante salientar que ganhamos espaço de mercado com nossos produtos.

Comparando o momento atual, com as crises que tivemos nas décadas de 1990/ 2000 a conclusão é que tivemos situações mais desafiadoras do que agora.

As nossas flores e plantas estão relacionadas ao bem-estar e à saúde. As pessoas querem ter flores e plantas em suas casas, além de presentear os seus amigos e entes queridos. Acreditamos na força no nosso setor e no grande espaço que temos conquistado, ano a ano. Trata-se de um trabalho em conjunto, onde cada elo tem um importante papel, principalmente agora, nesta época (Natal e Ano Novo), quando o nosso produto se torna indispensável para a grande maioria das pessoas que decoram suas casas para receberem seus familiares. É importante usar muito a criatividade, divulgar os seus produtos e explorar as redes sociais para realizar um marketing direto com o nosso consumidor final, aproveitando inclusive, o material disponibilizado pelas cooperativas e pelo Ibraflor!

Nosso olhar de mercado para 2023 estará direcionado para as decisões do novo governo, para que possamos ter um Brasil com confiança por parte dos empresários e por parte da população. Seguiremos atentos a tudo que está ocorrendo! Evidentemente é importante ter uma certa cautela neste momento de acomodação pelo qual estamos passando.

Até o dia 13/12 teremos a última edição do nosso Boletim Informativo e devemos trazer as atualizações que se fizerem necessárias. Estamos confiantes no vigor do nosso Setor!!

Um abraço cordial para todos!

Kees Schoenmaker

#somosibraflor

    4240
    0