top of page

DENGUE - esclarecimentos sobre os nossos produtos

Atualizado: 21 de fev.




Prezados Clientes Varejistas e Atacadistas de flores e plantas ornamentais,

 

O IBRAFLOR - Instituto Brasileiro de Floricultura, é a entidade que representa todos os elos da cadeia produtiva das Flores e Plantas Ornamentais, por esse motivo vem através deste comunicado trazer os devidos esclarecimentos em relação aos nossos produtos (flores de corte e vasos com água) quanto a epidemia da Dengue, pois a fiscalização tem exigido que sejam adotadas medidas efetivas e definitivas para total eliminação dos pontos de acúmulo de água, inclusive evitar pontos com potencial para reprodução do mosquito transmissor da dengue.   

 

O Aedes Aegypti tem o seu ciclo de 07 a 10 dias (Fonte: Instituto Oswaldo Cruz - IOC/Fiocruz) e necessita de água PARADA para completá-lo, (Fonte Ministério da Saúde) uma vez que os ovos são depositados na linha d’água e dependem da própria água para se desenvolverem. Deve ser uma prática comum nas Floriculturas e Pontos de Vendas, a troca da água dos vasos das flores de corte a cada 03 ou 04 dias (tempo muito menor ao ciclo do inseto), com objetivo de aumentar a durabilidade das flores de corte, evitando o desenvolvimento de bactérias e possíveis patógenos – sendo assim os nossos produtos não caracterizam a proliferação do mosquito.


Com relação às Bromélias, a FIOCRUZ esclarece em suas pesquisas que, as Bromélias não são focos para vetores da dengue (https://portal.fiocruz.br/noticia/bromelias-nao-sao-focos-para-vetores-da-dengue).

 

Esclarecemos que o uso de conservante floral deve ser uma prática adotada em toda a cadeia da flor de corte, desde a colheita até a comercialização no ponto de venda. Estes produtos colaboram com a qualidade da água, pois evitam a proliferação de patógenos e evita a larva do mosquito da dengue, pois possuem uma formulação balanceada, a base de nutrientes, vitaminas, micronutrientes, bactericidas, algicidas, vasos dilatadores e reguladores de PH.

 

Nosso principal objetivo é assegurar que esta importante atividade econômica não sofra maiores impactos econômicos. Agradecemos a atenção dispensada à nossa causa e reiteramos o reconhecimento do IBRAFLOR na importância fundamental do varejo em nosso Setor. Certos de contar com a colaboração de todos, ficamos à disposição.

 

Atenciosamente,

 

William José de Wit

Presidente IBRAFLOR





34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page