• Ibraflor

IPM 2019 – O grande Evento internacionaldo setor ornamental

O Mercado

Por Jaime Ramos Motos


FOTO 1 – VISTA GERAL DO EVENTO - Fonte – IPM Essen - https://www.ipm-essen.de

No período de 22 a 25 de janeiro de 2019, aconteceu em Essen na Alemanha a IPM, que é o

grande evento do setor de flores e plantas ornamentais a nível mundial. Estiveram presentes 1.546 (em 2018: 1.564 expositores) de 46 países diferentes e mais de 53.000 visitantes de todo o mundo, desde produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes, empresas comercializadoras e empresários diversos.

Os principais destaques do evento foram o lançamento de novas variedades de flores e plantas ornamentais, novas tecnologias de produção, avanços no uso de energias renováveis, conservação do meio ambiente e uso de materiais recicláveis, na produção ornamental. A robótica e a automatização foram dois pontos de destaque do evento. As empresas expositoras representam todos as áreas importantes do setor ornamental, como o desenvolvimento genético, as empresas de substratos, adubos, embalagens, estufas, sistemas de irrigação, comercialização, pesquisa, decoração, flores de corte, plantas em vaso, arvores, arbustos, assessórios diversos, automatização, máquinas, equipamentos, entre outros.


Mudanças Climáticas e Sustentabilidade Desempenham Papéis Principais no IPM ESSEN.


Os pavilhões da feira revelou uma característica particularmente notável: os expositores

apresentaram cada vez mais produtos que são sustentáveis ​​e adequados para as mudanças

climáticas. Estas incluem variedades de plantas e plantas lenhosas tolerantes a tensões e calor, soluções de embalagem ecológica, fertilizantes e substratos orgânicos, plantas domésticas de limpeza de ar ou no auxílio da diminuição de insetos. Eva Kähler-Theuerkauf, Presidente da Associação de Horticultura do Estado da Renânia do Norte-Vestefália e Presidente do Conselho Consultivo da Feira, resumiram: "Osprodutos de jardinagem promovem a biodiversidade. As árvores fornecem sombra agradável no verão e melhoram a qualidade do ar. Aqui na IPM ESSEN, fomos capazes de fornecer uma prova impressionante

de quão eficiente é o nosso setor neste campo. Uma coisa é certa: nós, jardineiros, podemos fazer/melhorar/ alterar o clima”.

A próxima edição da IPM ESSEN será realizada em Essen de 28 a 31 de janeiro de 2020. Para

maiores informações sobre o evento de 2019 e os avanços para o evento do próximo ano, consultar a Web: https://www.ipm-essen.de/world-trade-fair/ipm-worldwide/








184 visualizações

Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png