• Ibraflor

A CÂMARA SETORIAL FINDANDO MAIS UM ANO COM RESULTADOS POSITIVOS E AGRADECIMENTOS

2018, que ano revelador, inesperado, incalculável!




Concluí quatro anos à frente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, momento de renovação, os esforços foram grandes e alguns avanços conquistados. Burocraticamente o texto do agrupamento das Flores e Plantas Ornamentais transitou durante o ano todo, entre Greve de Caminhoneiros, Copa do Mundo e Eleições, com a Promessa que a IN será publicada, agora para Fevereiro (??). Tenho muitos agradecimentos a fazer, a todos que gentilmente apoiaram os trabalhos da Câmara, em especial ao Kees Schoenmaker, aos amigos do Ibraflor, pela minha indicação para presidir a Câmara e pelo companheirismo. Os esforços para retribuir a confiança foram feitos com muito entusiasmo. Com certeza uma das oportunidades mais honrosas que tive de servir ao nosso Setor de Flores e Plantas Ornamentais que muito me retribuiu pessoalmente e profissionalmente. Muitos trabalhos foram realizados nestes 4 anos, assim como a continuidade dos trabalhos iniciados pelos meus antecessores, gostaria de ressaltar alguns:

  • A mudança da forma de registros mais simplificado de defensivos para flores e plantas ornamentais, e o agrupamentos das espécies em um único grupo;

  • O WorkShop Barreiras Fitossanitárias para Exportação e Importação de frutas, hortaliças e flores, evento que teve grande repercussão dentro do MAPA, e na CNA;

  • As ações em Brasília sobre as regulamentações trabalhistas, com uma visita técnica dos técnicos e advogados na CNA, aproximando a realidade da produção às normas trabalhistas, que terá continuidade no próximo ano.


Não poderia deixar de destacar e agradecer o apoio incondicional que tivemos da CNA, pelo Presidente João Martins, como da Superintendência técnica coordenada pelo Bruno Luchi, e do apoio do amigo José Eduardo Brandão, também tivemos apoio da Superintendência Jurídica e Internacional, essa convivência fez toda a diferença em todos os momentos que precisamos acionar e interagir com os órgãos governamentais. Muito foi feito, muito foi iniciado e muito preciso agradecer. Na política como na vida tudo é um eterno recomeçar, e precisamos estar prontos para nos posicionar, nos pronunciar em defesa das nossas crenças, dos nossos valores, do grupo que escolhemos fazer parte, me sinto muito honrado e grato, estamos prontos para 2019. Muito Obrigado, Boas Festas e Um 2019 repleto de Vitórias!



Manoel Oliveira

Presidente da Câmara Setorial Federal de Flores e Plantas Ornamentais – MAPA Diretor Técnico – IBRAFLOR

Vice-Presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA

49 visualizações

Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png