top of page

Câmara Setorial Entrevista com a nova Presidente.


Rose Mary Garcia Skelton Celidônio será a nova Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, seu mandato será de dois anos (2019 e 2020), é Bacharel em Engenharia Agronômica, formada pela Universidade de Taubaté – UNITAU/SP (1985 – 1990). É habilitada pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para atividades de Responsabilidade Técnica junto ao RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas, e pela Secretaria Estadual de Agricultura para emissão de Certificação Fitossanitária. Possui larga experiência na Área de sua formação, trabalhando junto à APROCCAMP – Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas – Campinas/SP desde 1994, iniciando como secretária, passando posteriormente a atividades específicas como agrônoma na emissão de certificação fitossanitária e atendimento técnico aos permissionários e públicos em geral, através qual é vinculada a Câmara.

1) O que nós (Associados do Ibraflor e demais leitores do Boletim) precisamos saber sobre Você que não nesta na descrição acima?

Participei desde o início do Mercado de Flores da Ceasa de Campinas quando o comércio era realizado a céu aberto no estacionamento de carros ao fundo do mercado atacadista. Vi o atual mercado sendo elaborado e construído e posteriormente ampliado. Participei também da concepção do Ibraflor, com seu primeiro presidente, Sr. Rubens Mac Fadden (in memoriam).

2) Qual a principal meta para a sua gestão?

Não somente dar continuidade aos temas que estão sendo discutidos atualmente, mas principalmente torná-los factíveis.

3) Qual será a sua forma de trabalho?

Sempre em conjunto, discutindo, elaborando, verificando opiniões, sugestões, de forma prévia e eficiente, chegando a consensos que beneficiem os grupos que formam nossa cadeia de flores e plantas ornamentais, desde produtores até clientes e usuários.

4) O Ibraflor te ofereceu total apoio para administrar a Gestão da Câmara. Isto é de fato importante para Você?

De que forma pretende utilizar este apoio? Extremamente importante, diria vital! O Ibraflor é atualmente a maior e melhor fonte de nacional de informações de toda a cadeia produtiva do setor de Flores e Plantas Ornamentais, e informação, como já dizia meu Avô, é tudo! Portanto através das informações e de toda estrutura oferecida por seus atuais Diretores, pretendo buscar apoio na realização dos trabalhos e temas discutidos.

5) Cite aqui para nossos leitores quais são suas principais preocupações como nova Presidente.

Atender às expectativas. Todos os envolvidos e participantes das reuniões e que estão à frente das discussões, sabem o quão complexa e delicada é a relação setor privado X setor público, e neste momento estratégia, bom relacionamento, calma e união faz toda diferença para que possamos atingir nossos objetivos. Pretendo, num primeiro momento, dar prosseguimento aos assuntos que estão em plena discussão, como a questão do PLC (Projeto de Lei da Câmara) nº 88/2014, aprovado pela CRA – Comissão de Agricultura e Reforma Agrária no último dia 04/12/2018 e segue para Plenário, que isenta do Registro Nacional de Cultivares plantas e flores ornamentais que já se encontram em domínio público; Analise de Risco de Pragas e desburocratização, RENASEM e a importante diferença entre muda e uso proposto de plantas e flores, IN nº 36 alterada pela IN nº 15, ampliando o uso de agrotóxicos para flores e plantas ornamentais, e o pleito dos produtores e comerciantes de flores e plantas ornamentais do Rio Grande do Sul, representados pela AFLORI – Associação Rio Grandense de Floricultura sobre a Portaria SEMA nº 79. Entre outros assuntos não menos importantes, mas que estão inclusos em nossa pauta.

6) Como você descreve hoje o papel da Câmara para todo o Setor/ Cadeia.

A Câmara Setorial é o link entre as atividades executadas pelo setor privado e o legislador que elabora e cria leis que regulam as atividades executadas. Portanto cabe a Câmara Setorial, com apoio importantíssimo da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, intermediar dirimindo possíveis impactos negativos e entraves legais que possam vir a impedir ou prejudicar o desenvolvimento do setor de flores e plantas ornamentais. Cabe neste momento, elogiar e agradecer a enriquecedora e importante participação da CNA, que com imensuráveis esforços foi inserida em nossa Câmara por meu antecessor Sr. Manoel de Oliveira.

7) Gostaria de deixar alguma mensagem?

Aproveito a oportunidade para agradecer a confiança depositada em mim e meu trabalho. Foi com muita alegria e orgulho que recebi o convite para ser a nova Presidente da Câmara Setorial Federal, prometo honrá-lo, será um enorme prazer poder contar com profissionais tão capazes e dedicados. Um agradecimento especial a toda a Diretoria da APROCCAMP que apoiou a indicação e que custeará todas as despesas com viagens, traslados, reuniões e mais o que for necessário para o sucesso desta missão.


Juntos somos mais fortes! Que em 2019 e 2020 nossos Projetos floresçam ainda mais!

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page