top of page

Conheça Nossa GENTE e Nossa HISTÓRIA


Manoel Gonçalves de Oliveira é Engenheiro Agrônomo pela UFLA 1991, foi Estagiário no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) na seção de Floricultura julho 1991 a jul 1992, é Mestre em Pós Colheita pela UNICAMP/ 1996, fez Especialização em Logística de Transporte e Empresarial pela FGV 1995 e 1998, fez também Especialização em Estratégia de Varejo pela FGV 2003 e Formação em Franchising pela ABF 2005.

Experiência Profissional

- Gerente de pós-colheita Veiling Holambra 1995

- Sócio proprietário Flortec; Floranet e Florareijers 1996, 2000, 2002

- Diretor técnico do Ibraflor desde 2012

- Conselheiro Fiscal da Cooperflora 2013-2014

- Conselheiro Administrativo e Vice-Presidente da Cooperflora 2015, 2019

- Presidente da Câmara Setorial Federal Flores e Plantas Ornamentais MAPA 2015-2018

- Vice-Presidente da Comissão Nacional Hortaliças e Flores CNA 2015-2019

- Presidente da Comissão Nacional Hortaliças e Flores CNA 2019

- PRODUTOR DE FLORES NAS HORAS VAGAS!


Tem sido uma constante desde que comecei minha trajetória no mundo das flores, inovação! No IAC, no Veiling, na Cooperflora, junto aos produtores, introduzindo novos conceitos de pós-colheita, depois criando formas diferentes de pensar a logística das flores na cadeia, desenvolvendo novos produtos e novas formas de comercializar, esse sempre foi meu foco! Seja criando novos padrões, criando valor de produto e posição na cadeia, ajudando a integrar as informações do produtor aos sistemas de comercialização, criando os fluxos logísticos do varejo até ao produtor.


Outro desafio tem sido pensar e ajudar a executar mudanças na cadeia de flores e nas estruturas de governança de comercialização e governamental. Um grande desafio foi e tem sido eliminar riscos jurídicos aos produtores de flores, como é o caso da dificuldade de legislação para o registro de defensivos para Flores e Plantas Ornamentais, que ao longo de mais 5 anos e depois de inúmeras abordagens está sendo publicado nos próximos dias, criando uma nova Instrução Normativa Conjunta entre IBAMA, ANVISA e MAPA, possibilitando o registro de defensivos para Flores e Plantas Ornamentais.


Tem sido muito gratificante poder participar de decisões importantes e estratégicas para a Floricultura Brasileira, mas nunca podemos deixar de reconhecer que tudo isso só é possível pela força do associativismo, cooperativismo, das nossas Instituições, Associações, Cooperativas, pela força do IBRAFLOR, Câmaras Setoriais Estaduais e Federal e nos últimos anos com o apoio incondicional da CNA.


Muito foi feito, evoluímos muito. O mercado muda constantemente, o ambiente Social, Ambiental, Jurídico mudam, e precisamos continuar vigilantes e otimistas!


Um bom 2020 à todos!


Manoel Gonçalves de Oliveira

Diretor Técnico – IBRAFLOR

Presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page