Coroa de Flores em funerais

De onde vem o costume de enviar coroa de flores para um funeral?

Todos nós sabemos como são lindas as flores. E uma das principais utilidades delas vai muito além de surpreender e emocionar: reconfortar alguém e prestar as últimas homenagens em um difícil momento de condolências. Um símbolo tão especial é o uso de flores como Coroa para um funeral, que vem em diferentes tamanhos, formatos e preenchimentos. Muitas com flores do campo e gérberas, outras com rosas e lírios, as coroas são utilizadas em cerimônias do mundo todo e tem uma história que data do início do cristianismo.


Já parou pra pensar qual é o sentido deste arranjo em forma circular grande, ao ser colocado como homenagem ao falecido?


Desde os tempos antigos, antes mesmo de Cristo, as coroas de flores sempre foram ligadas a cerimônias fúnebres, porém pouco se sabe que esta ideia é bastante equivocada e sem sentido, este símbolo de coroa de flores vem sendo muito mais ligado a vida do que a morte, e na história do povos milenares é possível se encontrar diversas histórias onde os vencedores de batalhas e também grandes sacerdotisas eram as únicas pessoas que podiam utilizar uma coroa de flores.


Mas por que a Coroa de Flores?

Em tempos passados os velórios eram feitos nas casas e as pessoas chegavam aos locais de velórios carregando maços de flores e as deixavam com os familiares ou até mesmo próximo a pessoa falecida. E mais ainda, todos ou pelo menos a maioria dos familiares e amigos compareciam ao velório e funeral.


Com o passar dos séculos os velórios começaram a ser realizados em locais que não as residências das pessoas e sim nos cemitérios, igrejas e outros locais como teatro, câmaras, etc. E nem sempre os familiares e amigos estão próximos a estes locais. Poe este motivo muitas vezes não comparecem aos velórios. Daí então veio o costume de enviar as flores juntamente com o cartão de condolências, para demonstrar os seus sentimentos.


Estas flores eram entregues aos familiares que recebiam e colocavam sobre o corpo ou as jogavam na cova no momento do enterro. Mas, os cartões muitas vezes não eram lidos, até pelo momento de tanta comoção. Foi aí que surgiu a ideia de fazer a coroa de flores, que são colocadas nas salas de velórios juntamente com faixas que tem mensagens em letras garrafais, para que todos os presentes possam ler e saber que mesmo não estando ali, a pessoa ou a família que enviou a coroa de flores queria expressar suas condolências para com os familiares e amigos.


Fonte: https://todasfunerarias.com.br/voce-sabe-como-surgiu-a-coroa-de-flores-para-funeral/

41 visualizações

Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png