top of page

Finados fomenta o já aquecido mercado de flores


Data que lembra falecidos é celebrada neste sábado, 2 de novembro.


Finados fomenta o já aquecido mercado de flores


O hábito de levar flores ao cemitério para homenagear os mortos vem sendo praticado há muitos e muitos anos e simboliza, além de um belo presente, uma forma de expressar carinho e gratidão por alguém que, de certa forma, marcou as nossas vidas. Segundo Kees Schoenmaker, Presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura, “a data em si esta enfraquecendo já há alguns anos, uma espécie de tradição que não está sendo passada de uma geração para outra”.


Observa-se que outros produtos aliados a data, tal como a vela, vem perdendo uma parcela significativa de mercado, o produto que antes era facilmente encontrado em supermercados, hoje não mais.


As vendas totais (Finados 2019), estão acima do ano anterior, e este ano o feriado será no sábado, o que talvez não incentive boa parcela das famílias a viajarem e sim a “celebrarem” a data visitando os cemitérios e comprando flores. Os Produtores podem afirmar que as vendas em si para este ano foram boas, porque ainda existe a procura de produtos mais tradicionais como vaso de crisântemos (que chega a representar ate 50% das vendas), Kalanchoe, Kalandivas, Antúrios, Sunpatiens, entre outros produtos em vasos, já que não se pode colocar a flor cortada em vasos com água no cemitério. Beleza, durabilidade e resistência ao calor são os atributos das espécies que têm a preferência do consumidor. Quando plantadas em vaso, tendem a durar bem mais, pois são de fácil manutenção.


Especialmente para os produtores dessas variedades, o volume ofertado à comercialização aumentou em mais de 100%, caso do produtor de Atibaia (SP), Dirceu Kioshi Hasimoto, da Mix Flores. “Para quem produz Crisântemos, Finados é a data mais importante do ano, mais até que o Dia das Mães”, enfatiza.


Em 2018 o nosso setor faturou R$ 8,1 bilhões e estimamos crescimento entre 8 a 10% para 2019, mantendo a média dos últimos anos, destacando que a cidade de Holambra/ SP cresce sempre um pouco acima da média nacional (em torno de 12%). “Hoje o consumo per capita é de R$ 42,00, estamos entre os 15 maiores do mundo e temos chance de avançar este ranking, o Setor esta crescendo e melhorando gradativamente, mas os desafios continuam sendo muito grandes. Somente a união dos diversos elos poderá fazer com que o maior destes desafios, o aumento do consumo de flores e plantas no Brasil, se concretize, isso seria fundamental para que os avanços acontecessem de forma mais ágil e efetiva. A estruturação do Setor é hoje o nosso maior desafio” considera o Presidente do Instituto, Kees Schoenmaker.


As datas comemorativas sempre tem um peso significativo nas vendas, deixamos aqui uma escala de grau de importância no resultado, que juntas podem representar ate 60% do faturamento anual:


1) Dia das Mães

2) Natal

3) Dia dos Namorados

4) Dia Internacional da Mulher

5) Ano Novo

6) Finados

7) Páscoa



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page