Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png

“Mais um ano se passou” - Que venha 2020!




O ano de 2019 mal começou e já está terminando... Quando era pequeno o ano demorava para passar, mas agora... Numa rápida retrospectiva vejo o Ibraflor como um Instituto saudável que está cumprindo seu papel, apesar de ter um orçamento modesto pelas responsabilidades que tem. Um dos nossos desafios para os próximos anos é encontrar formas de aumentar a entrada de receitas para poder atuar mais ainda, defendendo os interesses dos nossos Associados.


Neste sentido gera preocupação o fato que qualquer coisa mais estruturante em Brasília demora muito. Não é por falta de apoio por parte das Chefias e Técnicos do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), mas sim pelos interesses e objetivos distintos de outros setores no mesmo tópico. Porém, estamos felizes que de vez em quando alcançamos resultados expressivos como no caso da INC – Instrução Normativa Conjunta Anvisa/ MAPA/ IBAMA, que estabelece o agrupamento para o uso de defensivos nas lavouras de flores e plantas ornamentais e facilita enormemente a vida dos nossos Associados. Mas, há retrocessos também como relata a Rose Mary Garcia Skelton Celidonio, nossa Presidente da Câmara Setorial Federal.


Para os produtores o ano foi de altos e baixos num mercado mais volátil que nos anos anteriores, os comentários que se ouve é que se vendeu mais, mas a rentabilidade caiu e em alguns casos ou produtos específicos, operam com prejuízos. Flores de corte não teve um bom ano e mostra que algo diferente deverá ocorrer a nível comercial e marketing, especialmente por parte das duas cooperativas principais que atuam no Setor. Em nossa opinião é preciso mais atenção e apoio para as “Floriculturas/ Garden Centers”, para que se amplie a venda através deste canal especializado.


Plantas em vasos, sejam elas com ou sem flores, tiveram um ano bastante razoável em grande parte pela diversificação enorme de produtos, tamanhos e apresentações. Há sinais de que a Phalaenopsis está chegando ao seu limite em alguns momentos, provocando queda de preços. Positivo é que os produtores que inovam na apresentação ou forma e/ou mantendo alta qualidade praticamente nem percebem esta pressão ou apenas por períodos curtos.


Preocupa o que foi constatado em vários supermercados, em diversas cidades e Estados no país é que, por falta de cuidados corretos a perda é muito alta. Parece que estamos retrocedendo 10 anos. Percebe-se claramente que o Setor tem desafios a serem trabalhados no próximo ano!

No paisagismo o período foi melhor que nos últimos anos, mas ainda com altas e baixas, porém, a tendência é positiva e faz com que os produtores estejam otimistas. Os produtores de grama enfrentam um mercado estagnado por 3 anos consecutivos, o clima afetou bastante, mas os produtores começam a sentir uma melhora para os próximos anos!


Em resumo podemos dizer que este ano está se obtendo um crescimento no faturamento ainda bem acima do crescimento do PIB e do índice da inflação, porém com uma rentabilidade mais baixa com o mercado tendo um comportamento volátil. Para o próximo ano acreditamos que as perspectivas de melhora na economia, se fala num crescimento de 2 até 2,5% do PIB, vão ter um efeito positivo para os nossos Associados voltando a ter uma remuneração adequada do seu capital investido. O importante é que os problemas constatados, de fato sejam trabalhados! Podemos dizer que fecharemos 2019 com uma taxa de crescimento entre 6/ 7%, e Holambra (como sempre acima da média, devido inúmeros fatores) com 10%.


O que motiva a Diretoria do Ibraflor é o apoio que tem recebido das Cooperativas, Associações e Sócios individuais. Juntos, construímos um nome de grande credibilidade e o desafio é de buscar ampliar ainda mais esta confiança. Nossa gratidão e apreço por este apoio!


Quero agradecer também os Diretores que dedicaram seu tempo precioso em prol do Setor e em especial a Adriana Rosa que mesmo estando numa luta feroz contra o inimigo câncer que está agindo no seu corpo, deu conta do recado, mesmo estando num tratamento pesado. Um exemplo de profissionalismo e dedicação! Nossos votos para uma pronta recuperação!


Para todos e também para os nossos Sócios, votos de um Natal muito especial com todos que lhe são caros e que 2020 seja o ano em que todos realizem (parte dos) seus sonhos e que daqui a 365 dias possamos dizer: “O ano foi bom, obrigado!”


Um abraço cordial e até o próximo ano/ mês!

Kees Schoenmaker - Presidente





100 visualizações