top of page

O MAPA deverá concentrar esforços para minimizar os problemas enfrentados por produtores


O Ministério da Agricultura deverá concentrar esforços esta semana na construção de medidas para minimizar os problemas enfrentados por pequenos e médios produtores, principalmente de itens perecíveis, como Flores.

A equipe da ministra Tereza Cristina avalia a criação, junto ao Ministério da Economia, de linhas de crédito para atender aos agricultores e quer estabelecer canais de comercialização direta e online entre os produtores e os consumidores finais.

Ainda ontem (30/03/2020) a Excelentíssima Ministra conversou com nosso Presidente (via telefone), e Kees Schoenmaker enfatizou dois importantíssimos pontos:

1) Deixou claro que a situação do setor de flores e plantas ornamentais é extremamente crítica. “Estamos entrando na 3ª semana da crise, com quebra de faturamento atingindo 95% no presente momento, quando comparado com uma semana normal”;

2) Necessidade de Crédito EMERGENCIAL.

Em uma reunião emergencial com o Comitê de Crise do Ibraflor (realizada pós a conversa com a Ministra), analisamos apenas o setor produtivo, uma vez que o Governo Federal já disponibilizou um apoio para o pagamento de salários para empresas de pequeno e médio porte. Nessa linha de financiamento, grande parte dos distribuidores, Garden Centers e floriculturas foram contemplados.


O IBRAFLOR divide as necessidades em dois tópicos:

1. Identificamos para o setor produtivo de flores e plantas ornamentais a necessidade, para o período até o final de junho de 2020, de recursos financeiros para capital de giro dos produtores, composto principalmente de folha de pagamento e insumos diversos, levando em conta que as duas maiores datas de faturamento no ano para o setor estão inseridas nesse período, especificando Dia das Mães e Dia dos Namorados;


2. Para as parcelas a vencer dos financiamentos de custeio agrícola e investimentos, o setor necessita de uma prorrogação de 12 meses.


A sugestão do IBRAFLOR foi de que a disponibilização desses financiamentos seja realizada pelos bancos, de acordo com a solicitação direta da base produtiva, pois cada produtor possui uma realidade distinta.


O Ibraflor tem trabalhado de todas as maneiras possíveis na tentativa de reduzir ao máximo todos os riscos para a nossa Cadeia e criar assim condições para assegurar a continuidade do trabalho de TODOS nós!


Acompanhe todas as nossas ações aqui em nosso site e também em nossas redes sociais (Instagram e Face book) @ibraflor

508 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page