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O mercado de flores e plantas naturais na visão da floricultura


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Sou Pedro Alcântara, estrategista de negócios no segmento de flores e plantas, ajudando proprietários de floriculturas a aumentarem seu lucro sem precisar trabalhar 24 horas por dia.

Palestrante do Enflor 2019

Autor de 3 e-books:

1) Instagram e seus segredos para floricultura

2) Venda todo dia e cada vez mais

3) 27 formas de reduzir descarte prematuro de flores e plantas naturais


A disponibilidade de flores e plantas naturais por todo Brasil, muito se deve à proximidade entre Veiling Holambra e grandes redes de supermercados, realizada entre os anos de 2003 e 2004. Com grande visibilidade alcançada, supermercados menores se atreveram a também decorar e vender flores em vasos e com mercado mais maduro, venda de flores em corte. Atualmente é difícil encontrar supermercados sem nossas flores naturais.


Seguindo o grande conceito da gigantesca Coca Cola de ter o maior número possível de pontos de vendas dos seus produtos, as flores também ganham espaços inovadores a passos largos. Aeroportos com máquinas automáticas de vendas de flores, lojas de conveniência, varejões tradicionais de hortifrútis, carrinhos cheios de cactos e suculentas decorados, sem vendedor, apenas as instruções dos valores e opções de pagamento, vendas por website, marketplace, aplicativos de entrega, telemarketing ou seja, as opções são inúmeras e o ponto físico não importa tanto, mas sim, o atendimento perfeito, que nada mais é do que atender como gostaria de ser atendido.


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É ótimo que tenhamos inúmeros pontos de vendas de flores, talvez 20 mil ou mais, mas nada substituirá o atendimento personalizado, o aperto de mão, a voz com entonação e desejo de atender bem. Lógico que o tempo está escasso e por muitas vezes precisamos comprar online, evitando trânsito e tempo desperdiçado. E assim as floriculturas não podem atuar com o marketing de esperança.


A esperança que entrará um cliente e salvará seu mês de contas à pagar. Ou que os mercados e grandes redes não venderão mais flores. Ou que as vendas na internet sumirão simplesmente. Estamos a 1 clique de perder mais um cliente. Todo e qualquer ponto de venda precisa urgentemente aprender a fazer o marketing nas redes sociais, que é onde todos pesquisam, comparam, escolhem e compram, apenas passam na loja para devida retirada.


Marketing diário com posts, stories e até lives, comunicando com seus clientes e futuros clientes. Entregando conteúdo rico e de fácil aplicação de transformação. A venda chegará com a confiança e relacionamento criado na internet e levado às lojas. Pessoas vendem para pessoas, e muitas vezes esquecemos disso. Só visamos o dinheiro, e esquecemos que existem desejos e frustrações do outro lado também.

Utilizar as redes sociais para a grande tendência do momento: as vendas recorrentes, ou seja, um serviço que funciona como uma cobrança recorrente: o pagamento é feito por um período pré-determinado pelo vendedor – Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral ou Anual – e o comprador, por sua vez, ao concordar com a recorrência na primeira compra, não precisa se preocupar em fazer o pagamento periodicamente. Além da já conhecida e pouco explorada Assinatura de flores mais comum para lojas e empresas, existem novas oportunidades, sendo:


1) Combo de workshop no qual você vende pacote para o ano todo ou, conforme a complexidade do tema, desmembra em turmas sequenciais. Além dos tradicionais cursos de orquídea, bonsai, cacto, terrário, jardim vertical, a proposta é compor o combo de 12 eventos no ano com: Decoração de flores em vasos, Arranjos de mesas – com a proposta de desconto para turmas anteriores, Arranjos de mesa de bolo, Buquê tradicional, Buquê de noiva, Corredor da igreja, Altar da igreja... Assim, a floricultura se destaca dos supermercados, cria receita mensal, ganha uma crescente comunidade de seguidores fiéis.

2) Outra tendência - é a venda programada em datas aleatórias, igualmente já vendida pela Amazon nos EUA. O cliente compra um pacote de entregas de flores da época, sem motivo de aniversário ou datas marcantes, simplesmente o fator surpresa será o encanto do relacionamento. Projete 30 clientes investindo R$ 100,00, a floricultura terá receita de R$ 3.000,00/ mês, valores que poderão antecipar de acordo com as taxas da operadora de cartão.

3) Outro fator pouco aproveitado - é o gestor/ proprietário da floricultura que é um especialista, poderá criar cursos profissionalizantes, tanto para gerar riqueza e sustento para o aluno, quanto para criar novos produtos e tendências da própria floricultura. Ele cria uma comunidade de alunos com mensalidade de R$ 29,00/ mês, por exemplo e com 104 clientes/ alunos ele conseguirá renda adicional de R$ 3.000,00/ mês. A única preocupação do gestor será adicionar 1 novo conteúdo todo mês.


São ações como essas que as redes de mercados dificilmente conseguem realizar e tão pouco tem interesse. Basta cada proprietário de floricultura ser criativo, agregar essas ações a sua empresa e muitas outras ideias surgirão para o crescente lucro e, por consequência, a aquisição de mais produtos e acessórios para expansão de sua loja de flores e plantas naturais.


Quem deseja transformar sua floricultura fortalecendo seus quatro principais pilares: GESTÃO, LIDERANÇA, MARKETING E VENDAS, convido a participarem da Comunidade da Floricultura no Telegram neste link: http://bit.ly/ComunidadedoPedraoAlcantara

90% de conteúdo gratuito com atualizações diárias no Instagram: https://www.instagram.com/pedrao.alcantara/

Envie mensagens no whatsapp (19) 9 8459-0777 com fotos e qual sua maior necessidade e juntos resolveremos.


Gratidão pelo tempo e oportunidade! Até breve!


Pedro Alcantara

Estrategista de Negócios/ Flores e Plantas

 
 
 

1 comentário


Haya Zaah
Haya Zaah
há 6 dias

From a florist's point of view, the market for flowers and natural plants reflects shifting trends, consumer preferences, and sustainable practices. Many students found it difficult to analyze such intricate subjects, but with the help of Dissertation Proofreaders UAE, they were able to increase the clarity of their research, polish their writing, and acquire confidence in their ability to express complicated concepts with academic rigor and precision.

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