Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png

Palavra do Presidente - 05/ 2019


HOJE MELHOR DO QUE ONTEM, AMANHÃ MELHOR DO QUE HOJE

Para os produtores de flores cortadas e plantas em vasos se diz que o ano começa de verdade no mês de Maio porque antes temos as férias, viagens, praia, carnaval, ressaca e quase todo mundo anda meio apertado. Conforme o ano este aperto ocorre também em nível de produtor que encontram dificuldades com os compromissos assumidos: com pagamentos de compras e investimentos para pagar após o D.M (Dia das Mães) Este não deixa de ser um instrumento informal para medir de como anda a saúde financeira dos produtores...


O Dia das Mães deste ano não foi tão bom quanto parecia que iria ser baseado nas pré-vendas, mas pode ser considerado positivo se comparar com a economia em geral. Um crescimento de dois dígitos não deixa de ser robusto! Evidentemente há diferenças grandes entre uma região e outra, influenciado pela economia local ou simplesmente pelo tempo. É sabido que mesmo se tratando de comprar algo para a Mãe, chuva o tempo todo reduz as vendas... O que mudou também é que de um modo geral as margens praticadas estão menores isso porque o consumidor muitas vezes sabe o preço que está sendo praticado em outro estabelecimento.


Pelo que ouvimos e lemos o Dia das Mães nos Países em que em que cai na mesma data que no Brasil foi bom, em parte tem ajudado na Europa devido ao frio das últimas semanas que brecou um pouco a oferta.


Muito positivo pode ser considerado o resultado de algumas pesquisas que detectaram que os jovens estão cada vez mais comprando flores e plantas. Até algum tempo atrás a grande preocupação era que “jovens não ligam para flores e plantas”. O que se percebeu, entretanto, querem buquês com estilos completamente diferentes, plantas que não exigem muita atenção ou querem algo diferente ou as que têm uma história com que se identificam.


Todos nós estamos lendo e ouvindo sobre as rápidas e impressionantes mudanças que estão ocorrendo no mundo. Há dezenas de exemplos que qualquer um pode citar, como por exemplo, o telefone celular que em pouco mais que 10 anos tem (muito) mais capacidade de IA (Inteligência Artificial) embarcada que os computadores a bordo da nave espacial Apolo 11 que levou o módulo lunar Eagle em julho de 1969 para a lua. Não vai demorar muito e o nosso celular vai dar o diagnóstico completo da nossa saúde e por aí vai. O ponto é, será que a gente acha que isso não impacta nos nossos negócios? Será que nós estamos conscientes o suficiente que estas mudanças impactam e muito, nos nossos negócios também?

Fato concreto é que o comportamento dos consumidores está mudando muito e por diversos motivos. Evidentemente isso implica que toda a cadeia que compõe o nosso negócio precisa se ajustar. Felizmente podemos dizer que pelo menos até agora uma parcela razoável do nosso Setor tem se adaptado e está se preparando para evoluir junto e usar a I.D (Inteligência Digital) para ter os dados disponíveis que precisamos para poder agir rápido às circunstâncias e tomar medidas acertadas.


Outra evolução tem sido no transporte de flores cortadas que viajam em contêineres marítimos por mais de 20 dias e chegam a perfeitas condições no seu destino. Isso que dizer que com o transporte rodoviário isso também é possível e que as flores e plantas podem chegar perfeitos em qualquer parte do Brasil, independentemente da distância! Na realidade já melhorou muito este aspecto no nosso País, porém com certeza pode melhorar bem mais.


O positivo é que se percebe que o Setor comparado com cinco anos atrás melhorou bastante e isso pode ser uma das várias razões que explicam o sucesso que alcançamos em conjunto! Parabéns para todos nós, e vamos continuar evoluindo juntos!


Abraço cordial e ótimo mês,


Kees Schoenmaker - Presidente

30 visualizações