top of page

Palavra do Presidente | Janeiro/Fevereiro 2019


Desde o dia 1º de Janeiro temos um novo Governo. O Presidente Bolsonaro escolheu o seu time que, evidentemente não agrada 100% das pessoas. Está claro que com este time que será realizado o “jogo” e cabe à imprensa livre mostrar objetivamente eventuais discrepâncias ou tomada de posições erráticas. Como isso depende muito do viés ideológico do veículo de comunicação o que um elogia é bem provável que o outro desaprove por completo. Assim é a democracia! Na época do PT muitos diziam que eles lidavam muito mal com críticas, vamos conferir se este governo consegue lidar melhor com este aspecto. Pelo temperamento do Presidente é provável que tenha dificuldade em lidar com isso! O mercado reagiu positivamente em relação à troca de comando e isso se refletiu na alta de muitas ações na Bolsa de Valores. Já é um ponto positivo! E como reagiu o nosso mercado? Difícil de dizer ainda... As vendas até que estão boas na região de Holambra mas a formação de preço está deixando a desejar, porém, é importante considerar que com plantas em vasos e flores de corte ocorreu um aumento substancial na produção. Parece que o mercado está procurando se ajustar a esta nova realidade e, sabemos que isso pode levar algum tempo. As altas temperaturas que tivemos na maior parte do tempo têm provocado também a antecipação da colheita e consequentemente maior volume ofertado. Ponto positivo é que visitei alguns supermercados e devo dizer que, de um modo geral, gostei da qualidade exposta. Parece que esta questão fundamental está recebendo mais atenção. Tomara que seja assim no País todo! No Sul o calor e as férias influenciaram as vendas que estão abaixo do que foi alcançado na mesma época do ano passado! Evidentemente isso está preocupando todos os elos envolvidos e várias empresas estão tomando providencias drásticas para evitar o pior. Semana passada a ABAF, Associação Brasileira de Artistas Florais, juntamente com a EIAF, Escola Ibero Americana de Arte Floral, organizou um Work Shop com o Mestre Alemão em Artes Florais, Gregor Lersh, com participantes de todo Brasil e também da Argentina, Guatemala, Colômbia e Bolívia (veja matéria completa na página 6).

Para de fato estimular mais as vendas poderíamos adotar algo semelhante que se usa hoje em dia na Holanda. É cada vez mais comum por lá que os produtores com o mesmo produto se unam numa marca só (mas produzindo separadamente) fazendo propaganda em conjunto do seu produto mediante uma contribuição percentual sobre a venda. Há exemplos também de grupos maiores que se unem para fazer propaganda para estimular a venda deste produto específico. A taxa de contribuição é algo como 0,25% sobre o preço de venda. Assim há outros exemplos em que nós possamos inspirar e motivar para estimularmos a venda dos nossos produtos! O ano começou apenas algumas semanas atrás e, portanto temos tempo ainda para criar algo diferente que leve a aumentar o uso de flores e plantas naturais. Afinal, são estes produtos que fazem as pessoas se sentirem melhor e mais felizes, além de fazer bem para a nossa saúde! Não são motivos fortes o suficiente?? Abraço cordial e ótimo mês.



Kees Schoenmaker - Presidente




8ª Edição Seminário IBRAFLOR 04/09/2019 - Holambra/ SP

INFORMAÇÃO X COMUNICAÇÃO


Em breve mais informações

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page