Palavra do Presidente | Dezembro-2018


Este é o 12º e último Boletim Ibraflor deste ano e não podemos deixar de olhar para trás e tentar de forma sucinta relatar como foi o ano para o Setor Ornamental. O que está claro é que não existe uma realidade e sim várias realidades que conjuntamente compõe e situação geral. Considerando a situação econômica com o crescimento do PIB de no máximo 1,4% o nosso Setor fez bonito. Sendo extremamente conservador o crescimento geral foi de 8 % este ano. Acreditamos, porém, que a realidade está mais para 10%, considerando que grandes atores, como exemplo relato que uma cooperativa com peso significativo cresceu bem acima disso! Seja como for, o desempenho do nosso Setor no cenário econômico atual foi bom, mesmo com a greve dos caminhoneiros em maio/ junho e que teve um impacto muito grande e espalhou insegurança para todos os lados! Palmas para nós!

Chegamos a conclusão de que quem inovou, se saiu bem melhor. Isso é uma verdade para todas as regiões, tipo de produto ou canal de comercialização. Como a previsão do Banco Mundial é do que o Brasil crescerá 2,4 % em 2019, as perspectivas são positivas e propícias para continuar melhorando e inovando!

Acredito que todos tem o mesmo sentimento em relação à velocidade com que o tempo está

passando e percebe-se que hoje em dia todos estão on-line o tempo todo! É inacreditável o que se consegue fazer num único dia que antes tinha 8 horas para o trabalho e hoje a maioria de nós está disponível 16 horas/dia ou até mais. Acredito que o desafio está em a gente se disciplinar para não virar escravo deste mundo conectado e instantâneo.

Talvez nós mesmos não percebêssemos como é importante o papel do Ibraflor representando o nosso Setor no País. Há várias formas de tentar medir isso. Uma pode ser avaliando o sucesso do Seminário Ibraflor que foi realizado no dia 08 de agosto com recorde de participantes e alta satisfação.

Outra pode ser a nossa ótima atuação junto a Câmara Setorial Federal de Flores e Plantas

Ornamentais em Brasília (DF) que se reuniu este ano três vezes sempre com a grande maioria dos participantes sendo sócios do Ibraflor. Aliás, todos os Presidentes da Câmara tem sido Associado ao Ibraflor! Conseguimos avançar em vários pontos, porém menos do que gostaríamos!

Importante ressaltar que por parte do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) temos tido muito apoio, porém os interesses de outros setores, sempre bem maiores que o nosso, dificultam os avanços e aprovações. Igualmente importante tem sido o apoio que recebemos da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), com seus especialistas competentes para todos os nossos pleitos importantes!

Quero agradecer todos os meus colegas da Diretoria que dedicaram seu precioso tempo ao Ibraflor e contribuíram e muito com o sucesso. É bonito observar como sempre há pessoas dispostas a fazer isso!

A Adriana fez novamente um excelente trabalho e parece incansável! Muito positivo tem sido também o apoio que recebemos das Cooperativas Veiling Holambra e Cooperflora e das Associações: Aproesc (SC), Aflori (RS), Grama Legal (SP), Aflord (SP), PróFlor (SP), Aproccamp (SP), CEAFLOR (SP) e todas as outras empresas do Setor (insumos, acessórios, paisagismo, consultoria) que fazem parte de nosso quadro de Associados que atualmente são 505 Sócios.

Para mim pessoalmente tem sido gratificante poder trabalhar e manter contato com tanta gente boa do nosso Setor e tem sido uma fonte permanente de aprendizado! Muito obrigado a todos!!!

Nossos votos para que o Natal seja muito especial para cada um de nós e que 2019 seja um ano de grandes realizações coletivas e individuais, sempre com muita Saúde, Paz e Harmonia!



Um abraço fraterno,

Kees Schoenmaker - Presidente



33 visualizações

Telefone: (19) 3217-5148

Celular e WhatsApp: (19) 99102-6014

ibraflor@ibraflor.com

Contato: Adriana Rosa – Coordenadora Executiva

Copyright © 2018 Ibraflor | Instituto Brasileiro de Floricultura. Todos os direitos reservados.

LOGO FINAL G_MKT_preto.png