top of page

Presidente da Câmara Setorial teve dia produtivo em Brasília DF


Exma Sra. Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos Tereza Cristina.

No dia 18/02/2019 – Acompanhada pelo Presidente da Câmara Setorial de Fruticultura e ABRAFRUTAS, Sr. Luiz Roberto Barcelos, e pelo Sr. José Eduardo Brandão da CNA, a Presidente da Câmara Setorial, Rose Mary Garcia Skelton Celidônio, participou de reunião na Secretaria de Políticas Agrícolas, juntamente com Sr. Secretário Eduardo Sampaio Marques. A reunião tinha como tema seguro agrícola e zoneamento (pleitos do setor de fruticultura).

Estava presente também, Sr. Luiz Rangel, atual Coordenador das Câmaras Setoriais do Governo Federal. Neste momento, a Presidente aproveitou a oportunidade para pedir apoio ao Sr. Rangel nos pleitos da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais. Conseguimos marcar reunião com Sr. Rangel para tratar deste assunto na próxima reunião da Câmara: dia 13/03.


Ainda conversou com Sr. José Eduardo Brandão sobre a questão da Portaria da SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, e portarias semelhantes do Paraná e Santa Catarina, que falam sobre lista de plantas invasoras, consequentemente, proibindo e/ou restringindo a produção, transporte, comercialização e plantio de uma série de espécies vegetais utilizadas no paisagismo e floricultura, dentro e fora dos limites Estaduais. Ele indicou para que seja conversado com Sr. Nelson da CNA.


Após participamos de reunião com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), Glauco Bertoldo e com o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso, para solicitar a prorrogação da INC 02/2018, que trata sobre a rastreabilidade vegetal. “Segundo o presidente da Abrafrutas, a instituição entende a importância da rastreabilidade de frutas e hortaliças, mas alega que em vista da não existência de defensivos para todas as culturas, se faz necessário à prorrogação do prazo por mais um ano para que essas questões sejam resolvidas e os pequenos produtores possam se adequar as determinações estabelecidas.” Colocou-se em pauta também a questão da falta de defensivos para o setor de Minor Crops, citando o caso das Flores e Plantas Ornamentais, reafirmando minha presença na reunião a fim de pleitear a liberação da IN nº 15, específica de flores e Plantas Ornamentais.


No meio da tarde participamos de uma reunião na Secretaria de Relações Internacionais junto com Sr. Gustavo Cupertino com a finalidade de discutir sobre taxas de exportação ao MERCOSUL

No período da noite a Presidente participou do evento de nomeação do Deputado Federal Alceu Moreira como Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e toda equipe do MAPA. Durante o evento tivemos oportunidade de fazer outros contatos:


- Deputado Federal Exmo. Sr. Arnaldo Jardim;

- Secretário de Estado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo Exmo. Sr. Gustavo Diniz Junqueira;

- Coordenador de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Exmo. Sr. Eduardo Soares de Camargo;

- Senador Exmo. Sr. Luís Carlos Heinze (solicitamos apoio aos pleitos da nossa Câmara Setorial);

- Exma. Sra. Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.


A Presidente declarou que o dia foi bastante produtivo e todos muito solícitos em colaborar com a nossa Floricultura.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page