top of page

Situação atual do mercado de flores e plantas ornamentais




Aos Decoradores e Varejistas


Ref.: Situação atual do mercado de flores e plantas ornamentais.



O IBRAFLOR, Instituto Brasileiro de Floricultura, é o órgão que representa, assiste, orienta e defende os interesses do setor de Flores e Plantas Ornamentais no Brasil. Estamos cientes da dificuldade que o setor de decoração vem enfrentando e estamos estudando, juntamente com o nosso Comitê Estratégico, formas de auxiliar o setor para amenizar este problema.


O setor de flores e plantas sofreu muito com as restrições impostas pela pandemia, principalmente em 2020. Embora o fato seja recente, lembramos que os prejuízos foram gigantescos para toda cadeia. Principalmente para as flores de corte, uma vez que não houve a comercialização destes produtos por um longo período. Estas flores de corte foram descartadas/ destruídas nas propriedades, pois nem mesmo era viável mandá-las para comercialização, já que não havia mercado para absorver a produção. No ano de 2020 esta categoria de produtos regrediu mais de 30%.


Se em 2020 tínhamos oferta suficiente, hoje (11/ 2021) falta produto no mercado, pois alguns produtores tiveram que encerrar sua produção e outros diminuíram o volume produzido, para evitar maiores prejuízos. Sabemos que alguns decoradores têm remanejado seus compromissos com a troca de alguns produtos em determinado evento/ contrato. Acreditamos que tudo deva se equilibrar ao longo de alguns meses e a questão da oferta x procura deva se normalizar (novamente) atendendo a demanda estabelecida pelo mercado.


Outro fator que não podemos deixar de ressaltar é a alta expressiva dos custos em geral para todo o setor.


Estamos acompanhando esta situação e atentos às demandas e gargalos do nosso Setor. Essa união, o profissionalismo, e a vontade de trabalhar - e de ajudar uns aos outros - é o que nos fortalece para vencer esses desafios. Seguiremos atentos a tudo que vem ocorrendo! Caso tenha alguma sugestão favor encaminhar para nosso e-mail (ibraflor@ibraflor.com).





1.667 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page