top of page

Um EXEMPLO de VIDA – Piet Schoenmaker









Petrus Wilhelmus Jozef Schoenmaker, ou simplesmente Piet (30/7/1944, 11/01/2020), faleceu aos 75 anos, em Campinas no Hospital Madre Theodora cercado de familiares. Foi vítima de um câncer descoberto em 2018 e ao longo de um ano e meio fez tratamentos para combater a doença. Imigrante holandês, o segundo filho de 11 irmãos, chegou ao Brasil em outubro de 1959 junto com a família e vieram diretamente para Holambra. Trabalhou como lavrador junto ao pai e irmãos na construção da empresa da família, a Terra Viva. Piet, como era chamado por todos em Holambra, tornou-se conhecido do grande público devido ao seu envolvimento com as danças folclóricas que são regularmente apresentadas na Expoflora. Fez pesquisa e coleta de danças que já não são mais conhecidas nos Países Baixos e, por esse trabalho de preservação da tradição cultural, recebeu uma condecoração da rainha da Holanda.


Agricultor, professor, pesquisador, coreógrafo, voluntário, são apenas algumas das profissões exercidas por Piet em vida, mas nem de longe resume quem era essa pessoa tão querida. E além do lado profissional, existe o lado familiar onde podemos afirmar com certeza: PIET fazia parte de diversas famílias que vão muito além do seu “sangue”, PIET era de todos! Sua esposa, filhos e netos tiveram que dividí-lo com todos nós, e com certeza foram fundamentais para que PIET se tornasse essa pessoa tão admirada!


Muito há o que se falar de PIET, e dentre diversas realizações não há como negar sua importância na divulgação da cidade de Holambra e da Cultura Holandesa por todo o País. Sua dedicação, amor e pesquisa profunda dos costumes e folclore ajudou a criar a identidade desta cidade, além de inspirar centenas de jovens através das danças folclóricas.


Seu temperamento era tão forte quanto a sua voz, seu coração era muito maior que sua estatura, sua vitalidade era tamanha que não cabia dentro de si e acabava por se espalhar ao seu redor, contagiando a todos que estivessem por perto. Sua simplicidade e alegria de viver eram inspiradoras. E então chegou a hora de dançar para um novo público. Nosso querido PIET foi chamado para levar sua energia e alegria contagiantes para o outro plano, as boas lembranças o manterão para sempre vivo em nossa memória e coração!


Seu velório foi realizado dentro do parque da Expoflora, espaço que ele adorava e onde se sentia muito à vontade. No caixão, vestia a camiseta com o logo do instituto que criou e seus tamancos amarelos e chapéu holandês, que tanto o marcaram para o grande público, também foram enterrados com ele. Já no cemitério, antes de o caixão descer à cova, recebeu da organização da Expoflora e do Veiling Holambra uma chuva de pétalas em sua homenagem ao som de “Amigos para Sempre”.


Um ENORME obrigado pelo exemplo de vida: alegre, inspirador e sempre otimista!


PIET deixa seu legado, por tudo o que nos ensinou! Descanse e dance em Paz!


Diretoria Ibraflor

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page